Passaporte

Quem aí tem passaporte?

Introdução
Faz meses que eu queria tirar passaporte: na minha faculdade sempre aparece editais para internacionalizações e ligando à minha vontade de conhecer outros países e culturas, isso tudo dava uma química muito boa! No meio deste semestre eu perdi 2 editais porque eles deixavam as pessoas se inscreverem apenas com o número do passaporte (não adianta o número do requerimento), depois disso resolvi que precisa tirar o passaporte urgente pra não chorar por oportunidades perdidas - de novo!

A ladainha
Eu sempre soube que demorava pra tirar passaporte... mas eu nunca soube que era tanto!
Você faz um tipo de inscrição no site da Polícia Federal e marca um dia pra comparecer em um posto da PF. É aí que entra a dificuldade: a maioria dos postos (das cidades maiores) tem dia disponível pra dali um ou dois meses - é quando você perde a viagem pra Disney, ou no meu caso, o prazo pra inscrição do edital.
Dica 1: Faça o (bendito) do passaporte bem antes - se você tiver uma bola de cristal te dizendo quando você vai precisar dele, melhor ainda!
Ah, e tem outro detalhe: taxa. Você paga uma taxa (paguei R$157) para fazer o documento.

A minha ladainha
Após feita a inscrição marquei a minha "visita" em uma das cidades do Estado de São Paulo que tivesse dia disponível mais próximo: Marília - vários quilômetros de onde moro = hoooooras de distância.
Amigos meus ficaram "horrorizados" por eu ir a um lugar tão longe (e desconhecido) pra tirar o bendito do documento e me alertaram pra possibilidade de marcar em uma cidade de Minas que fosse mais perto. Consegui marcar pra Uberaba.
Dica 2: A visita é marcável pra qualquer Estado da Nação.
Mas como eu não tenho amigos qualquer =D eles ainda sabiam que o site de agendamento da visita se auto-atualiza e mostra horários disponíveis de acordo com a desistência das pessoas - do mesmo modo que eu mudei de cidade e o horário que era meu ficou vago, outra pessoa poderia abrir uma vaga na cidade onde moro (que só tinha dia disponível pra dali dois meses). E como além de não ter amigos qualquer, eu tenho amigos sortudos, eu consegui vaga na minha cidade no mesmo dia que antes eu iria pra Marília!
Dica 3: Vagas podem abrir pra dias mais próximos. Fique de olho na página de agendamento e atualize constantemente de acordo com a sua necessidade =D
Por fim, eu fui na semana passada fazer a visita, que por azar estava com o sistema dando problemas e tive que esperar mais do que o normal então não sei quanto tempo se demora normalmente, mas a organização dos horários me faz acreditar que não deveria ser muito mais que 30 minutos (eu esperei 2 horas em horário de almoço - acho que sai com cara de fome!)
Na visita eles pedem pra você levar, entre vários documentos originais - os comprovantes de eleição - e finalmente eu entendi porque é importante guardar estes minúsculos papeizinhos! - além de tirar foto na hora para o documento, ou seja, meninas, vão preparadas!

Resultados
O passaporte demora exato uma semana pra ficar pronto, então, quinta (02/06) eu fui buscar o documento (a pessoa tem que ir assinar pessoalmente, não pode ser outra pessoa). Fiquei esperando 30 minutos APENAS pra pegar o passaporte.
Ainda olho pra foto pensando "Como a mulher que me fotografou me deixou sair desse jeito?!" (olhando séria, mas sendo eu, parece que estou brava). O passaporte que tirei já vem com chip, chick benhê! Ficou assim:



Conclusão
Tire o passaporte com antecedência, pois demora pra conseguir datas pra entrevista. Se não conseguir data desejada, não desespere, fique (constantemente) de olho no site de agendamento que aparecem datas quando menos se espera - inclusive pro dia de amanhã, mas aí também depende de sorte =D E claro, vá bonitinho porque eles tiram foto lá no dia da entrevista! Não precisa se preocupar com a roupa: mal aparece seu pescoço.

E então, gostaram da história e das dicas? XD
Esse post foi pra quem não sabia dessas informações assim como eu ^^
Só mais um detalhe: o passaporte tem vencimento curto - o meu vence em 2016 já! E toda vez que renova paga taxa, mas quando você renova também depende de você...

Bom, não sei se repararam mas o post ficou com uma estrutura meio que de relatório =) Foi de propósito... preciso fazer um resumo (com estrutura semelhante) e ler alguns artigos pra resolver o que vou fazer do meu futuro, mas será discutido depois ^_~
Bom final de semana a todos! =*

6 comentários

R_the_alien disse...

Nossa, bem útil isso hein!!!!

Esse negocio de documento sempre geram vários problemas que poderiam ser evitados... burocracia..taxas, tudo deveria ser mais organizado.

Mas gostei das dicas... acho que não preciso de um ainda... quem sabe mais para frente ^^

Camilla ♥ disse...

Eu queria tirar meu passaporte alemão, ou cidadania, porque eu sou neta de alemão mas eu não tenho como provar, porque meu pai foi registrado como mãe solteira e a descendência vem do meu avô paterno.

Tem post novo no SD!

Bjonas.

mari ebert disse...

"A ladainha" hahaha adorei! Sei como é, já tirei passaporte para viajar, é uma situação tensa realmente.
Enfim, mas pelo menos vc conseguiu! Taí a fotenha pra comprovar! kk eh isso, bjão!

Ju. disse...

É, eu tbm sabia que demorava mas não desse jeito oO
E olha só que lindo UIADSDHASDIUHADUHIAHDIAHDUAIHSDISH Joguei meus comprovantes de eleição fora! ASIDUHDAIDAHSDADAISHDIHDIHDHAS Vou ficar um bom tempo sem poder tirar passaporte, YAY ME SIUDHUAIHDUIAHAH (sério, to rindo de mim mesma há mt tempo por causa disso)
E é bom saber que tiram a foto lá. Daí eu não vou com cara de qm vai tirar passaporte HAHAHA.
Obg pela visita e volte sempre *-*
beijos (:

Juliana Cruz disse...

Adorei o post, muito útil. Caramba, complicado né?

L A disse...

Esse passaporte é a mior dor de cabeça. Eu tirei o meu há alguns anos e não era diferente do seu caso - além de ser caro! Essa semana vou tirar o visto dos EUA e me impressionei com o absurdo do preço ( 38 reais para AGENDAR VISITA, uns 130 dólares para pagar um documento no banco e ainda tem que tirar uma foto de tamanho especial).
A gente fica cansada de tanta coisa, o pior é a parte dos documentos que precisa levar >l

Beijos!

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger